Seguidores

Volte Sempre!

ATENÇÃO. IMPORTANTE!


Alguns Textos, Mensagens e Imagens foram retirados de variados sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.

A real intenção do blog Baiano Setembrino não é de plágio, mas sim de espalhar Conhecimento e Espiritualizar...

Leiam também neste Site

Visitem o Grupo Boiadeiro Rei e vejam as Novas Matérias

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tranca Rua na encruza e Zé Pelintra no Terreiro

A associação do Exu Tranca-Ruas com Zé Pelintra é de grande simbolismo para caracterizar essa correspondência entre esses dois elementos que se manifestam na Umbanda. Em alguns terreiros esse arquétipo popularizou-se (do "Seu Zé") conquistou espaço que lhe permitiu ter uma gira específica, isolada dos Exus. Nelas, Seu Zé virou malandro carioca e outros Zés associaram-se a ele. O nome se multiplica. O arquétipo do Seu Zé é percebido em outros malandros com nomes variados, como "Jorge Malandro" (normalmente nomes populares e duplos).


"Seu" Zé Pelintra na Umbanda
Seu Zé chegou á Umbanda por meio do Catimbó, culto do qual é um dos Mestres. A história mais conhecida é a de que Seu Zé Pelintra teve na vida na Terra como ser encartado- "Nascido em Pernambuco , José Gomes da Silva, como era conhecido. ainda jovem foi morar no Rio de Janeiro, onde freqüentou a boemia do famoso bairro da Lapa. Fez amigos entre a malandragem da época e era querido por todos. Perito em jogos de azar (baralho e dados), ganhava de todos os que ousassem desafia-lo. Era exímio no manejo de armas brancas e sempre estava pronto para defender os injustiçados, coisa que hoje em dia só faz espiritualmente".
Formulou uma bela Falange dos "Malandro da Luz", tornando-se chefe da Linha dos Malandros, que compreende Espíritos que tiveram vida nos morros cariocas, na boemia da Lapa, nos subúrbios do Rio de janeiro, Bahia e Recife.Trabalha tanto incorporado na direita como na esquerda,pois pode baixar em qualquer gira- Exu, Preto Velho, Mineiro, Baiano, Boiadeiro, Marinheiro e Caboclo.


Quando me lembrar das pessoas
que me fizeram sofrer,
procurarei valorizar suas boas qualidades
e pedirei ao Criador que as perdoe também,
evitando que elas sejam castigadas
pela lei da causa e efeito,
nesta vida ou em futuras.

Um comentário:

  1. gostaria se puder contar com vossa ajuda. Adoro seu zé, pelo que ja vi realizar de bom.Gostaria de saber a data de sua passagem se souberem. mera curiosidade e seu dia de aniverssario ou seja qundo gosta de sua festa? Obrigado

    ResponderExcluir

Somente serão aceitos comentários de membros do Grupo Boiadeiro Rei, devidamente registrados e cadastrados.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...